Reunimos algumas dicas infalíveis para te ajudar a controlar os fios oleosos.
Lavar e manter os cabelos bonitos e saudáveis pode ser uma tarefa desgastante para muita gente, em especial para quem precisa lidar com cabelos oleosos diariamente. Em primeiro lugar, é importante alertar que a sensação de oleosidade que sentimos no couro cabeludo não é, necessariamente, sinal de cabelo oleoso.
Nesses casos, o uso de shampoos com ativos refrescantes ajuda a diminuir esse incômodo e pode até solucionar o problema, dependendo da intensidade. Porém, se esse não for o seu caso, o que fazer?
Lavar os cabelos oleosos: quando e como?
Lavar bem os cabelos não é lavá-los, necessariamente, sempre. A limpeza das madeixas passa muito mais pela maneira como cuidamos delas do que pela regularidade com que o fazemos. Lavagens diárias podem fazer com que o couro cabeludo produza mais óleo, que é uma proteção natural do corpo contra elementos externos.
Para quem sofre com o excesso dessa oleosidade, atenção: vários dias sem lavar faz com que a oleosidade e sujeira se acumule nos cabelos, aumentando os danos causados aos fios. Encontre o equilíbrio.
Na hora de lavar use sempre água fria, mas não precisa ser super gelada. A clássica dica de evitar que o condicionador entre em contato com o couro cabeludo deve ser seguida sempre. Inclusive, não é preciso fugir de produtos que contenham óleo em sua composição, desde que o enxágue posterior retire totalmente o produto dos cabelos. Por outro lado, creme para pentear, melhor evitar em cabelos muito oleosos.
Inimigos e aliados dos cabelos oleosos
Quanto mais aditivos forem usados regularmente no cabelo (como mousses, fixadores, etc), mais lavagens serão necessárias para mantê-los limpos e saudáveis. Tente cuidar das madeixas com um bom shampoo e condicionador durante o banho e minimize o uso de outros produtos durante o dia. Shampoos de limpeza profunda podem ser bons aliados na luta contra a oleosidade, assim como os anti-resíduos, embora os últimos devam ser usados apenas uma vez a cada quinze ou vinte dias – na maioria dos casos, uma vez por mês já é o suficiente.
É possível que você siga todas as recomendações, use os produtos mais indicados e ainda assim seu cabelo apresente uma oleosidade acima do normal. Nesse caso, provavelmente o problema tem a ver com regulação hormonal e a recomendação é procurar um especialista. Ele será capaz de indicar a melhor maneira para você lidar com a questão de forma saudável e eficaz.
Mantenha seu cabelo sedoso conosco
Se você precisar de mais dicas para manter seu cabelo saudável, entre em contato com a gente. Um de nossos profissionais terá o prazer em te ajudar a conquistar o cabelo ideal.