Óleo de coco no cabelo: motivos para você não usar

Óleo de coco no cabelo: motivos para você não usar

É muito comum que no mundo da beleza surjam alguns “produtos milagrosos” que prometem acabar de vez com qualquer problema. O milagre da vez quem faz é o óleo de coco no cabelo, muito falado entre as tendências capilares. De acordo com muitas opiniões, esse produto promete tudo, quase um renascer das cinzas.

Quando o assunto é óleo de coco, é muito comum ver vários apoiadores do produto A maioria aplaude de pé essa nova “criação da humanidade”, mas também existem aqueles que não recomendam o uso deste produto, e infelizmente esse segundo grupo está certo. 

O produto até pode dar uma aparência bonita para os cabelos, mas é algo completamente superficial e quando analisamos de perto, percebemos que os prós e contras não compensam. Agora o mais aconselhável é evitar esse produto e principalmente seu uso relacionado às mechas. Ficou curiosa? Acompanhe mais e entenda os motivos para não usar óleo de coco no cabelo

O uso do óleo de coco no cabelo: do bem ou do mal?

O uso do óleo de coco é do bem ou do mal? 

Faz muito tempo que o uso desse produto vem entrando na moda, mas já vamos adiantar pra você que ele não faz bem para o cabelo! De acordo com um estudo recente da Universidade Princeton (Nova Jersey, EUA), o óleo de coco no cabelo tem sim a habilidade de hidratar potentemente os fios. Entretanto, em muitos casos, o uso do óleo em alguns cabelos pode deixá-los quebradiços e com um aspecto nada legal. 

Basicamente, essa nova moda tem sim um resultado positivo, mas muito efêmero comparado aos resultados negativos. 

Quais são os efeitos do óleo de coco no cabelo?

Quais são os efeitos do óleo de coco no cabelo?

Já que é uma substância graxa, muito gordurosa e que possui moléculas grandes, o óleo de coco, quando usado constantemente, produz uma película grossa no cabelo. O produto acaba se acumulando e isso dificulta a dilatação das cutículas e a entrada de água nos fios. Já no couro cabeludo, esse produto pode chegar a causar irritação e, por ser muito ácido, gerar uma disfunção na glândula sebácea, causando queda de cabelo. 

Por ter ácido láurico (ácido que promove a hidrofobia do cabelo), o processo pode ter como resultado a diminuição do frizz, que trará uma imagem mais saudável. Mas, um erro muito constante é quando mulheres com o cabelo danificado ou afetado por química resolvem passar o óleo de coco no cabelo.

Você sabia que mesmo hidratando isso só vai prejudicar mais seus fios? Como o óleo cria uma película, os fios danificados acabam ganhando essa proteção a mais. E quando é usado algum produto ou hidratação para melhorar a saúde das mechas, as substâncias que iriam ajudar seu cabelo acabam não conseguindo penetrar por conta da película, ou seja, o tratamento não tem eficácia. 

O jeito certo é usar produtos com óleo de coco

O jeito certo é usar produtos com óleo de coco

Para se beneficiar de verdade da hidratação com óleo de coco, o segredo é investir em uma boa linha de produtos que contenha o ativo em sua fórmula. 

A começar pelo banho, invista no shampoo e no condicionador para limpar e hidratar fios, deixando-os super sedosos. A máscara pode ser usada uma ou duas vezes por semana para tratar o ressecamento com mais intensidade.

Você pode usar a linha de produtos com óleo de coco no cabelo na rotina para uso diário ou como parte do cronograma capilar, então é importante conversar com o seu cabeleireiro para entender a frequência ideal para o tratamento.

Dicas de alternativas naturais para trocar pelo óleo de coco

Dicas de alternativas naturais para trocar pelo óleo de coco no cabelo

É muito comum que as pessoas não queiram se desvincular do óleo de coco, mas é muito importante que você pare com essa prática tão ruim e prejudicial aos fios e couro cabeludo. Por isso, trouxemos duas alternativas naturais que  vão substituir o óleo de coco na sua vida. 

Hidratação com abacate: 

½ abacate + uma colher de chá de óleo de argan.

Hidratação com iogurte natural: 

1 colher de sopa de iogurte natural + 1 colher de chá de óleo de argan .

A forma de aplicação dessas duas hidratações são a mesma, passe a mistura por todo cabelo, deixe agir por 30 min e enxágue os fios. É indicado um shampoo sem sulfetos para a hora do enxágue.

Entendeu como cuidar melhor do seu cabelo?

Entendeu como cuidar melhor do seu cabelo?

Por fim, percebemos que o uso de óleo de coco no cabelo tem que ser, pelo menos, diminuído da rotina. Mesmo sendo um produto que pode ser usado para beneficiar seu cabelo, seu manuseio precisa ter mais cuidado e atenção. Mostre sua melhor versão da forma mais saudável possível e com sabedoria.  

Para manter seus fios saudáveis e tratá-los de maneira correta, recomendamos sempre ouvir as dicas de produtos indicados pelos profissionais do Trois. Aqui no salão, temos uma variedade de marcas e produtos específicos para cada problema capilar, sempre beneficiando os melhores resultados e sem risco para seu fio. Clique aqui e agende sua avaliação.

Gostou das nossas dicas? Confira mais no site

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias