As sobrancelhas exercem papel fundamental na harmonia da face e são peças-chave para um olhar marcante. Por isso, a região precisa e merece atenção. Uma sobrancelha bem feita pode fazer milagre no visual. De afinar o nariz ou disfarçar olheiras, elas ajudam a criar efeitos sem muita make ou até mesmo procedimentos estéticos. Existem várias técnicas para deixá-las bonitas, uma delas é a micropigmentação de sobrancelhas.
Esse procedimento de tatuagem cosmética que imita fio a fio é ideal para quem sofre com falhas, sobrancelhas finas, ralas ou até desniveladas. A micropigmentação é uma das melhores alternativas para alcançar sobrancelhas cheias e naturais, com maior durabilidade do que os lápis e delineadores que desaparecem na água e precisam ser aplicados diariamente. Mas, apesar de já ser um método muito famoso no departamento de beleza, ainda existem muitas dúvidas acerca da micropigmentação de sobrancelhas. Hoje vamos desvendar como ela é feita e como cuidar.
O que é micropigmentação de sobrancelhas?
A micropigmentação é um procedimento estético que consiste em aplicar uma espécie de tinta na pele dessa região para delinear e corrigir falhas. A técnica imita os fios de sobrancelha, o pigmento é aplicado de forma a imitar um fio normal. Dessa forma é possível preencher falhas e até engrossar um pouco mais as sobrancelhas.
No entanto, a micropigmentação de sobrancelhas diferencia-se da popular maquiagem definitiva por não ser permanente. Ou seja, é necessário fazer retoques quando ela desbota.
O pigmento utilizado no procedimento é antialérgico e aplicado através de uma agulha, com um aparelho chamado demógrafo. O profissional trabalha redesenhando a sobrancelhas, corrigindo formato, as falhas, e harmonizando o rosto.
Lembre-se de que, nos primeiros dias, a coloração tende a ficar bem escura. No entanto, com a descamação da derme, a sua sobrancelha vai desbotando ao longo das semanas seguintes.
Quanto tempo dura a micropigmentação de sobrancelhas?
Como mencionamos anteriormente, ao contrário do que muitos pensam, a micropigmentação não é permanente. Embora seja um tipo de tatuagem, por conta das suas linhas superfinas e da região tatuada, não se espera que o traço dure mais do que quatro anos. Em média, a micropigmentação dura por volta de dois anos, mas isso varia de caso a caso.
Naturalmente, a tatuagem vai desbotando aos poucos e algumas sessões de retoque são necessárias para obter o melhor resultado. Por não penetrar tão profundamente na pele como tatuagens comuns, o pigmento pode clarear durante o período de cicatrização, e a sessão de retoque costuma resolver esse problema.
Em geral, a duração da micropigmentação de sobrancelhas depende de fatores como a oleosidade da sua pele, o número de vezes que você lava o rosto por dia, e também a capacidade do seu corpo de regenerar as células. Por se tratar de um preenchimento superficial, pigmento é depositado nas primeiras camadas da derme.
A micropigmentação na pele seca e oleosa
Como falamos, o seu tipo de pele determina o quão duradoura será a micropigmentação de sobrancelhas. Normalmente, peles normais a secas recebem e tendem a cicatrizar esteticamente melhor. Porém, vale o alerta: o procedimento, apesar de eficaz, não é universalmente recomendado para todos os tipos de pele, já que o desenho pode desbotar mais facilmente em peles finas e até borrar em peles oleosas.
Isso não elimina a possibilidade de qualquer pessoa fazer a micropigmentação, mas é importante ter expectativas realistas. Por isso, um profissional de confiança deve sempre deixar claro o que o cliente pode esperar baseado no seu tipo de pele.
Peles com eczema, rosácea ou psoríase devem evitar o método, uma vez que essas condições podem alterar a textura e qualidade da pele, e isso não é recomendável para esse tipo de maquiagem semi-permanente. E se você passou por quimioterapia, também é preciso ter terminado o tratamento e esperar pelo menos seis meses antes de fazer a micropigmentação.
É possível mudar o formato da sobrancelha?
Apesar de existirem vários efeitos de micropigmentação, como o ombré ou o shadow, não é recomendado mudar demais o formato das suas sobrancelhas. Cada rosto tem um formato. Antes do procedimento, é feito um projeto com o lápis, onde a profissional desenha o design da sobrancelha de acordo com o formato do rosto e a cliente aprova ou ajusta alguns detalhes.
O objetivo é que as sobrancelhas estejam harmonizadas com o formato de seu rosto, por isso não é possível alterar seu formato.
Quais os principais cuidados depois da micropigmentação?
Geralmente, logo após a sessão, a profissional irá orientar sobre os melhores cuidados e os procedimentos que você deve fazer em casa para garantir o seu resultado. Assim como todo procedimento estético, a micropigmentação de sobrancelhas também exige alguns cuidados específicos. Esses cuidados são mais intensos nos primeiros 15 dias, quando a região ainda está cicatrizando.
Em geral, você deverá utilizar uma pomada cicatrizante durante os primeiros dias. Além disso, não deve molhar a região por pelo menos 3 horas após o procedimento. Retirar as casquinhas, coçar, esfregar ou tomar sol sem protetor é proibido.
Ainda nos primeiros dias, é recomendado manter a região sempre hidratada e protegida. Não faça esfoliação e nem passe produtos ácidos na região das sobrancelhas. Além disso, é recomendado evitar o uso de maquiagem nos primeiros dias.
Se você está na dúvida sobre o que pode comer após a micropigmentação de sobrancelha, lembre-se que para o sucesso completo do procedimento você precisa que essa pele cicatrize bem. Por isso, é recomendável evitar álcool, cigarro, alimentos gordurosos ou outros que prejudiquem a cicatrização.
E finalizando, lembramos que a melhor pessoa para orientar nos cuidados é sempre aquela que realizou seu procedimento.
Como fazer durar o maior tempo possível?
Para uma maior durabilidade da micropigmentação, além de respeitar o processo de cicatrização corretamente, é importante proteger diariamente a área do sol com protetor solar, evitar esfoliantes químicos ou muito agressivos e qualquer tratamento a laser na região a fim de evitar o desbotamento precoce.
Por fim, um último alerta: vale sempre conversar com o seu dermatologista para entender se o procedimento é seguro para você ou até se existem outras alternativas para tratar o que você deseja. E se você está realmente decidida a fazer a micropigmentação, procure um profissional de confiança, podem ser esteticistas, tatuadores e até especialistas na técnica de micropigmentação.
Aqui no Trois você conta com o serviço de Design de Sobrancelhas para fazer a limpeza da área e mantê-la sempre bonita e em ordem. Agende conosco!