Verão é sinônimo de praia, piscina, sol e pele bronzeada. Já é costume dos brasileiros buscar o bronze perfeito durante a estação, mas se a prática é feita em excesso e sem cuidados, pode ser um risco à saúde da pele. É por isso que é importante saber como se bronzear de maneira saudável e segura.
Quando uma mulher está com o corpo bronzeado, se sente bem consigo mesma, mais iluminada e gostaria de ficar assim o ano todo. Por isso, é bom aprender como fazer a cor durar por mais tempo. Vamos te mostrar como pegar aquela corzinha dourada de maneira segura e saudável, evitando a formação de manchas, queimaduras solares, pele descascada e até o melanoma, é preciso tomar uma série de cuidados.
Continue sua leitura para aprender o passo-a-passo que vai te ensinar como se bronzear e como fazer a cor durar sem prejudicar a pele.
É possível bronzear a pele de forma saudável?
Sim, é possível. A radiação ultravioleta A (UVA) é a responsável por esse efeito, e para conseguir uma cor bonita e saudável, o ideal é apostar na exposição gradual e moderada antes das 10 e após as 16 horas, com o uso do protetor solar.
Mas fique atenta! Se bronzear é bem diferente de queimar o corpo: o bronzeamento da pele define o seu escurecimento, ao contrário de quando essa fica muito avermelhada ou rosada, o que significa que está queimada. Essas queimaduras repetidas ao longo dos anos podem resultar no câncer da pele e devem ser evitadas.
Vamos te mostrar agora como se bronzear do jeito certo:
1) Se hidrate muito bem
Você já sabe que a hidratação é uma parte indispensável da sua rotina de cuidados diários com a pele e isso não seria diferente no verão. Quando você se expõe ao sol ou quando está em busca de um bronzeado perfeito e saudável, a hidratação deve ser ainda mais valorizada. Uma pele hidratada é sinônimo de uma pele saudável, portanto, abuse da hidratação para evitar que a sua pele descasque e para que ela fique mais forte e saudável nos dias de sol. Impossível você querer aprender como se bronzear sem hidratar bem o corpo.
Para que o bronzeado se mantenha por mais tempo, deve-se aplicar o creme hidratante após o banho, diariamente, reforçando a aplicação nos dias em que se toma sol.
Outro ponto importante é que a hidratação deve acontecer dentro do corpo também. Por isso, beba muita água sempre. Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia limpa o organismo, regula os sistemas, desintoxica o organismo, controla a oleosidade da pele e, claro, mantém a hidratação do corpo como um todo.
2) Como se bronzear consumindo betacaroteno
A alimentação tem muita influência no bronzeado, porque contribui para a produção de melanina, que é um pigmento natural que dá cor à pele, deixando-a mais bronzeada. Então a alimentação reflete em absolutamente tudo a respeito, não só da saúde, como também da aparência. Por isso, na hora de fazer o bronzeado durar não é diferente.
Para dar aquele boost no bronze, inclua no cardápio alimentos ricos em betacaroteno e Vitamina E. Esses alimentos auxiliam na produção de melanina pela pele, além de reduzirem os danos causados pela exposição solar. Alguns alimentos ricos em Vitamina E e betacaroteno que ajudam a dar um up no bonzer, para você adicionar na dieta já:
- Mamão
- Manga
- Abacate
- Cenoura
- Abóbora
- Laranja
- Espinafre
- Couve
- Beterraba
- Brócolis
3) Nunca abandone o protetor solar
Ao contrário do que muitos pensam, o filtro solar não impede o bronzeamento da pele. O produto é o maior aliado na hora de conquistar um bronzeado saudável e com alta durabilidade. E se o risco de câncer de pele e o envelhecimento precoce ainda não te convenceram do quão indispensável é o protetor solar, aí vai outra informação pouco conhecida: mantém as células saudáveis e a pele hidratada, evitando a descamação.
Como se bronzear com mais segurança? Tome o banho de sol antes das 10h e depois das 16h, aplicando filtro solar adequado ao tipo de pele. Então, já sabe: use protetor solar todos os dias, em todo o corpo e rosto, cerca de 20 e 30 minutos antes da exposição solar e não esqueça de reaplicar a cada 3 horas. Especialmente se transpirar ou entrar na água.
4) Evite banhos quentes
Nem todo mundo sabe que a temperatura da água do banho influencia na hora de fazer o bronzeado durar mais, mas sim, ela influencia, e muito. Tomar banhos muito quentes prejudica a hidratação e retira a proteção natural da pele, tanto do rosto como do corpo. É ruim para todas as partes, desde o cabelo até a pele.
A água quente resseca a pele e a deixa mais propícia a descamação e irritação. Enquanto a água fria, tem o poder da vasoconstrição, que ajuda a diminuir a vermelhidão, e irritação da pele e também o tamanho dos poros. As baixas temperaturas ativam a circulação sanguínea, o que dá um viço natural à pele, deixando-a muito mais bonita e dando um up no seu bronze. Então água fria ou morna faz diferença sim pra quem quer saber como se bronzear do jeito certo,
5) Não passe horas exposta ao sol
A dica final é a mais importante para você saber como se bronzear de maneira saudável. O excesso da exposição solar é extremamente prejudicial para a saúde, não só da pele, como também de todo o organismo. A radiação solar pode desencadear diversas doenças de pele, como o melasma, a queratose, a leucodermia e outros problemas, como o envelhecimento precoce, alergias, queimaduras e, claro, o câncer de pele. Por isso, evite passar horas deitada ao sol ou exposta ao sol. Quer se bronzear? Opte por alguns minutos diários ao sol, não se exponha entre 10h e 15h e quando escolher se expor, sempre use proteção adequada.
O que acontece com a pele que abusa do sol?
– Manchas na pele
– Melasma
– Queimaduras solares
– Espinhas
– Ressecamento da pele
– Câncer de pele (melanoma)
Aprendeu como se bronzear do jeito certo?
Todas essas dicas são essenciais para você ter o bronze dos sonhos e sem sofrer as consequências do sol. Nada em excesso faz bem, então saiba que equilibrar as horas de sol, com os cuidados básicos vai deixar você sempre bonita.
Siga todas as etapas e faça seu bronze durar mais, evitando descamação, ressecamento e queimaduras.