Como diminuir a oleosidade do cabelo? Confira nossas dicas

como diminuir a oleosidade do cabelo

Quer saber como cuidar dos seus cabelos oleosos? Confira as causas e dicas para tratar o problema.

O cabelo sempre foi dito como o troféu da mulher. E com o passar dos tempos, todas querem ficar lindas e bem cuidadas quando o assunto são as mechas tão preciosas. Hoje vamos falar sobre como diminuir a oleosidade do cabelo.

Um problema que afeta muita gente que quer ter um couro cabeludo bem cuidado é a oleosidade. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBOPE conecta em 2018, 54% das mulheres entrevistadas alegaram que tinham cabelo oleoso. Um número até surpreendente, se levarmos em consideração o nível de informação e produtos capilares que temos hoje em dia para tratar esse problema.

Apesar de tantos meios de acesso e cuidado para cabelos oleosos, esse caso tão comum ainda é muito pouco falado e exposto na mídia. Se você está se perguntando “mas como diminuir a oleosidade do cabelo?” ou “ quais são as causas do cabelo oleoso?”, você está no lugar certo! Continue sua leitura e aprenda a solucionar esse problema.

O que deixa o cabelo oleoso?

O que deixa o cabelo oleoso?

Para responder suas dúvidas sobre como diminuir a oleosidade do cabelo, você tem que entender de onde o problema vem. Portanto aprendendo a evitar alguns hábitos que deixam seu cabelo nesse estado. Uma das principais causas da oleosidade é manter alguns costumes que não fazem nada bem para os fios. Trouxemos alguns exemplos para você ficar atenta: 

– Lavar o cabelo com água quente

É muito difícil não tomar aquele banho quentinho em horas mais frias, né? Acontece que esse costume tem que começar a ser evitado. A água quente resseca o cabelo com muita facilidade, e para se “hidratar”, ele acaba produzindo mais oleosidade. Essa é a forma natural de compensar o ressecamento ocorrido. Por isso é muito comum que, após um banho quente, você fique com uma oleosidade no couro cabeludo. 

– Usar secador muito quente e chapinha com frequência

A explicação para esse tópico é similar a do tópico passado. A chapinha e o secador também ressecam com facilidade os fios e isso acaba estimulando a produção do muco capilar, gerando oleosidade. Se você começar a secar o cabelo e usar esse produto na temperatura média, irá notar uma grande diferença no seu ciclo capilar e menos oleosidade. 

-Dormir com o cabelo molhado

Quem nunca lavou o cabelo tarde da noite e ficou com aquela preguiça de secá-lo antes de ir para a cama? Esse é um hábito bastante comum, mas que faz muito mal para o cabelo. Os hair experts dizem que, em hipótese alguma se deve dormir com o cabelo molhado, porque além de deixar o cabelo oleoso, isso faz com que os fios quebrem com mais facilidade. 

– Não enxaguar bem os fios na hora do banho

Tanto para diminuir a oleosidade do cabelo como para melhorar a saúde capilar, enxaguar bem os fios é muito importante para todo o cabelo em si. O enxágue correto faz com que os produtos que ficaram fixados nos fios se dispersem. E o acúmulo de qualquer resíduo no cabelo faz com que ele produza oleosidade.

Dicas de como diminuir a oleosidade do cabelo

Dicas de como diminuir a oleosidade do cabelo

Para responder mais a fundo suas dúvidas de como diminuir a oleosidade do cabelo, trouxemos algumas técnicas e hábitos que vão fazer toda a diferença:

1- Lave o cabelo em dias alternados

Todo mundo sabe que nada em excesso ou em escassez é bom, e isso não seria diferente para os cabelos. Para fios mais saudáveis, os profissionais aconselham que a lavagem ocorra em dias alternados. Desse jeito, o couro cabeludo não sinta tanto impacto. 

2- Os shampoos anti resíduo são ótimos

Uma das maravilhas capilares do século 21 são os shampoos anti-resíduo, mas fique atenta. Esse tipo de shampoo é famoso devido a sua capacidade eletrostática de atuar nos fios e deixá-los mais condicionados e fáceis de pentear. Contudo, os profissionais aconselham o uso desse produto apenas 1 vez por semana, porque o uso excessivo pode levar ao ressecamento e para aquelas que possuem tintura, acabam removendo um pouco da cor das mechas. 

3- Tratamento de longa duração para casos severos 

Quando a oleosidade já está séria, ao ponto de gerar caspas e incômodos pessoais, é importante que você procure um profissional especializado como um tricologista ou dermatologista. Afinal, mesmo com uma variedade de produtos contra caspa, as vezes é necessário um profissional para lhe orientar melhor e passar tratamentos específicos.

4- Não exagere no condicionador

As pessoas que têm cabelo curto e não precisam desembaraçá-lo, normalmente não precisam usar condicionador. Já quem tem cabelo longo é preciso ficar atenta ao uso do produto apenas no comprimento e pontas, nunca na raiz.

Lavando o cabelo: rotina e produtos

Lavando o cabelo: rotina e produtos

Para lhe ajudar nessa trajetória de como diminuir a oleosidade do cabelo, vamos lhe dar algumas dicas de produtos para você ter uma rotina de lavagem capilar. Mas antes, para que e como manter essa rotina da maneira correta?

A rotina capilar é importante para manter o couro cabeludo sempre limpo e saudável, a maneira certa de se ter uma rotina é: 

1- procurar os produtos adequados para seu tipo de cabelo (shampoo, condicionador e tratamento);

2- Apostar em um shampoo anti-oleosidade para uso diário ou dias alternados;

3- Condicionador apenas nas pontas;

4- Uma vez por semana utilizar um shampoo anti resíduos ou fazer um detox capilar;

5- Usar máscaras ou ampolas equilibrantes uma vez por semana.

Melhores shampoos para o processo de como diminuir a oleosidade do cabelo:

  • Shampoo antioleosidade para uso diário ou dias alternados;
  • Shampoo antiresíduos ou no esfoliante capilar uma vez por semana (para revitalizar os fios);

Melhores condicionadores para o processo de  como diminuir a oleosidade do cabelo:

  • Escolha um condicionador que não pese no cabelo ou deixe as pontas oleosas. 
  • Aposte nas ampolas para cabelos oleosos, escolha as mais leves, as mais indicadas para o tratamento e que não pesem nos fios. 
O sulfato pode influenciar na oleosidade

O sulfato pode influenciar na oleosidade

De uns tempos pra cá, estão surgindo vários grupos e comunidades que apoiam o uso de produtos naturais para os cuidados do cabelo, visto que, alguns  produtos cosméticos possuem um componente químico chamado de sulfato de sódio.

Foi descoberto que esse componente pode gerar irritações na pele, olhos e mucosas e, consequentemente, muita oleosidade. A comprovação veio do National Cancer Institute dos Estados Unidos. Já que o ponto forte do debate era se esse componente podia ou não gerar um câncer, chegaram à conclusão que o sulfato de sódio não causa câncer, mas que na quantidade errada pode gerar todas essas irritações. 

Ou seja, é bom que sempre fique ligada aos níveis de sulfato de sódio presente nos produtos, para que seu cabelo não sofra muito mais com a oleosidade. 

tricologia no Trois

Precisa de ajuda profissional? Agende seu horário no Trois!

Mesmo com todas essas dicas de como diminuir a oleosidade do cabelo, temos que relembrar que é muito importante que você entenda qual seu tipo de cabelo e como ele reage a alguns tipos de produto. A relação de qualquer pessoa com sua autoestima é primordial para um bom funcionamento da mente, então siga nossas dicas e arrase do seu jeito.

Se precisar de ajuda profissional, conte com nossos experts para dicas personalizadas para você. Também oferecemos atendimento com tricologista em nosso espaço, para examinar profundamente e garantir tratamentos eficazes. Clique aqui e agende seu horário.

Últimos Posts

Serviços Trois

Categorias