Antes de fazer qualquer mudança radical no cabelo, é fundamental que o cabeleireiro faça o teste de mechas.
Mudar a cor do cabelo é uma das maneiras favoritas das mulheres transformarem o visual. Seja por meio de mechas ou de uma coloração global. Mas antes de partir para a mudança, é preciso que o cabeleireiro faça um teste de mechas. Você sabia disso?
Pode parecer um detalhe que não tem importância e até existem salões de beleza que não fazem isso, mas é justamente esse cuidado que proporciona mais segurança tanto para a cliente quanto para o profissional. O teste de mechas é o salvador dos cabelos e você vai entender o motivo.
Reunimos tudo que você precisa saber sobre a importância dessa avaliação para obter um bom resultado do procedimento químico nos seus fios. Confira!
O que é o teste de mechas?
Como falamos acima, antes de dar início ao procedimento de descoloração e pintura, é indispensável fazer o teste de mechas. Esta é uma técnica de avaliação do cabelo, onde o profissional do salão de beleza verifica a saúde do fio, se ele está apto para receber a química e se ele suporta a cor desejada pela cliente.
Através do teste o cabeleireiro consegue prever possíveis reações alérgicas ou efeitos da química e garantir a segurança na realização do procedimento do início ao fim. O procedimento ajuda a verificar com precisão o resultado final da descoloração e coloração nos fios e o tempo necessário para obter a cor desejada. Sendo esta uma particularidade que varia entre cada cliente.
Aqui no Trois Beauté, por exemplo, temos o objetivo de atender a expectativa das nossas clientes ao mesmo tempo que prezamos pela saúde e beleza dos fios. Por esse motivo fazemos o teste de mechas sem exceção.
Após o teste de mechas
Quando o cabelo passa no teste de mechas, a cliente já está pronta para agendar o dia da tintura. Fios saudáveis vão apenas clarear gradualmente, então o profissional pode continuar a criação da cor desejada.
No entanto, existem casos em que o cabelo não passa no teste. Os fios danificados podem ficar elásticos, se desfazendo e quebrando ao receberem a química. Geralmente, isso acontece com novas clientes que passaram por químicas anteriores e não realizaram o tratamento correto pós-química, ou que passaram pelo processo em excesso em um curto intervalo de tempo, então ao receberem a química mais uma vez, os fios perdem a força.
Também existem casos em que o fio não suporta o nível de clareamento desejado pela cliente. O cabelo reprovado na avaliação, imediatamente já recebe a indicação do profissional para um tratamento adequado que possa reparar os danos dos seus fios.
São diversos tratamentos que podem ser indicados, conforme a necessidade de cada caso. Reparação, fortalecimento, remoção de cloro e impurezas (detox capilar), normalmente são os mais procurados. Após o período de cuidado com o protocolo indicado, a cliente retorna ao salão de beleza para um novo teste de mechas.
Os tratamentos capilares necessários
Em alguns casos é possível que o cabelo não passe no teste de mechas e precise de um tratamento pré-procedimento. Como os casos variam muito, a indicação do profissional vai de acordo com cada necessidade. Portanto, se o seu cabelo precisar do tratamento pré mecha, você já será informada de imediato sobre o protocolo, modo e tempo de uso.
Sempre que uma cliente faz suas mechas aqui no Trois Beauté, no mesmo dia já passa por um tratamento que garante o cabelo mais lindo e saudável possível. No entanto, é indispensável manter a frequência de cuidados.
Após a primeira lavagem, o profissional indicará a frequência dos tratamentos que a cliente deverá realizar. Isso varia a cada caso, de acordo com a necessidade particular de cada cabelo. No entanto, para todos os tipos de cabelo, indicamos no mínimo realizar um tratamento por mês no salão de beleza. Isso mantém a saúde das mechas em dia.
Além do cuidado feito no salão, a cliente também precisa tratar dos cabelos em casa com produtos apropriados para seu tipo de cabelo. Eles também podem ser indicados pelo profissional. Os produtos para uso home care servem para nutrição do fio, enquanto os que são usados no salão, além de nutrir, também vão promover a reconstrução capilar e a reposição de lipídios, proteínas, água, massa e nutrientes necessários para a saúde dos fios.
Por isso enfatizamos que o tratamento home care não anula o tratamento feito no salão. Os dois são complementares. manter a rotina de manutenção e cuidados com o cabelo após o procedimento.
Cabelos perfeitos precisam de cuidados constantes
Se você deseja manter a beleza da cor das suas mechas, precisa fazer o retoque com certa frequência. Esse tempo varia conforme cada tipo de cabelo e depende do tom e da técnica utilizada pelo profissional. Existem clientes que retocam as mechas a cada 3 ou 4 meses, enquanto outras a cada 6 ou 9 meses.
Portanto, podemos dizer que o tempo mínimo para fazer o retoque é de 3 meses e o máximo é de 1 vez ao ano. O importante é manter a beleza e saúde dos fios sempre. Lembrando que o teste de mechas sempre será realizado antes do retoque.
A rotina de cuidados para manter suas mechas deve começar no salão, com tratamentos ao menos uma vez no mês, e continuar em casa, com o uso de produtos home care indicados pelo seu profissional.
Faça seu teste de mechas no Trois Beauté
Esse tipo de avaliação é obrigatório para todas as clientes do nosso salão de beleza. Afinal, nossa prioridade sempre será a integridade e beleza dos fios. É simplesmente impossível ter o cabelo dos sonhos sem que ele esteja saudável.
Apenas as clientes que mantém a frequência de tratamento mensal no salão, não precisam repetir o teste, pois o cabelo já é acompanhado todo mês pelo profissional. As demais clientes que passam mais de um mês sem o acompanhamento do profissional necessitam sim repetir o teste.
Agora que você entendeu a importância dessa avaliação, que tal solicitar o orçamento das suas mechas e aproveitar para agendar seu teste? Clique aqui para conferir.