Cabelos bonitos são cabelos saudáveis, além de serem um componente fundamental de identidade pessoal. Porém, quando eles caem mais que o normal, estão quebradiços ou com aparência muito danificada, chegam a ameaçar a autoestima de qualquer um. Cada vez mais a saúde e a estética se voltam para uma ciência ainda pouco conhecida por muita gente, a tricologia.
O diagnóstico dos problemas capilares pode ser desafiador, pois vários fatores podem estar por trás desses problemas (tanto genéticos, quanto situações de estresse intenso e até outras doenças), e é justamente a tricologia que vai investigar a raiz desse problema.
Esse estudo tornou-se uma valiosa ferramenta não-invasiva para analisar a saúde dos fios e couro cabeludo. Então se você anda preocupado com seu cabelo, o tricologista pode te ajudar a investigar e solucionar esse problema.
Para entender mais sobre a tricologia, separamos informações essenciais que vão te ajudar. Continue sua leitura e confira a seguir!
O que é a tricologia?
A tricologia é um ramo da ciência que estuda cabelos, couro cabeludo e os problemas relacionados a eles. Ele é um exame feito de maneira indolor e não invasiva. A técnica faz uso de um fotovideodermatoscópio, que aumenta a visão de 20 a 70 vezes, permitindo uma avaliação microscópica das hastes pilosas e do couro cabeludo. Dessa forma, o especialista visualiza detalhadamente as estruturas dos fios e pode estudar as causas de maneira eficiente, o que não poderia ser feito a olho nu.
Atualmente, a maioria dos especialistas considera a tricoscopia essencial para quem apresenta queda de cabelo e outros problemas. As imagens gravadas no exame podem ainda ser usadas no acompanhamento para comparação de resultados do tratamento que for indicado.
Para que serve a tricologia?
O procedimento permite a avaliação dos sinais clínicos e sintomas das diversas doenças que afetam os fios e o couro cabeludo. Ele também avalia falha localizada, quebra e queda de cabelo em geral.
A queda capilar pode ter inúmeras causas, como: problemas nutricionais, efeitos colaterais da quimioterapia, danos provocados por processos químicos e físicos (como tinturas e alisamentos), e muito mais. O especialista em Tricologia é capaz de investigar o motivo para o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O método é muito preciso e um grande aliado durante análises laboratoriais complementares ou exames mais invasivos, como a biópsia, para auxiliar o diagnóstico e terapêutica na maioria dos casos.
Como é feito o procedimento de tricologia?
Assim como mencionado anteriormente, a tricologia é um exame de imagem, não-invasivo, sem cortes, dor ou qualquer desconforto. Não existem contra-indicações, pois o método é rápido e seguro, sendo bem aceito por pacientes.
O cabelo é avaliado em sua forma exterior a partir de microscópio, onde é possível ver os fios aumentados em muitas vezes. Assim, é possível identificar os fios mais velhos, os efeitos de doenças autoimunes e inflamações no couro cabeludo.
Em seguida, o cabelo é fotografado para fins de acompanhamento. No cotidiano, quase não reparamos no quanto os cabelos crescem. Mas, conforme o tratamento segue, é fundamental registrar como estava no início para traçar uma comparação no final.
Consulte-se com a tricologista no Trois Beauté!
É muito importante ficar atento aos sintomas de queda de cabelo e alterações no couro cabeludo. Se você anda incomodada com alguma alteração, pode procurar a especialista em tricologia do Trois Beauté. Ela avalia cada caso e indica, se necessário, a realização do exame. Além disso, o quanto antes se tem o diagnóstico certo, mais rápido pode se iniciar o tratamento, com maior chance de se obter bons resultados.
Agende sua avaliação com a tricologista Rebeca Rocha para investigar os problemas que lhe incomodam e garantir um tratamento eficiente. Aqui no Trois Beauté trabalhamos para que você alcance sua felicidade e autoestima!